terça-feira, 6 de março de 2012

A MOBILIDADE URBANA NA RUA PRUDENTE DE MORAES

Conforme havíamos alertado neste blog nos meses de setembro e outubro de 2011, o trânsito da Rua Prudente de Moraes, com o término da construção de 20 condomínios e a chegada( bem vinda) da UFSC, daria sinais de exaustão.


No dia 16.09.2011, a Associação Viva o Bairro Santo Antônio enviou um ofício ao IPUUJ(Ofício21-2011-REQ) solicitando um estudo técnico viário para a Rua Prudente de Moreas, tendo o pedido sido reiterado em audiência pública da Câmara de Vereadores, realizada no dia 27 de Novembro, no Centro Educacional Dom Bosco.  Requeremos ao IPUUJ a apresentação de alternativas viáveis de mobilidade para esta importante via de circulação do Bairro. 


Abaixo, a matéria que circulou no Jornal A Notícia, edição 1420, de 04.03.2012, da jornalista Carolina Stinghen 
TRÂNSITO

Sobra tráfego e falta projeto

Movimento na rua Prudente de Moraes vai crescer com início das aulas da UFSC

A rua Presidente Prudente de Moraes, no Santo Antônio, em Joinville, é uma das preferidas para quem quer fazer a ligação entre a Marquês de Olinda e a Blumenau. O trânsito é intenso principalmente nos horários de pico. Na rua ainda há pelo menos cinco prédios em obras e a circulação de caminhões é grande. Mas o que estava ruim, pode ficar mais complicado.

Nesta segunda-feira começam as aulas no campus da UFSC, que fica na Prudente. São 1,2 mil alunos que vão passar a circular pela região.

Os moradores da Prudente estão preocupados. Em frente ao prédio da UFSC, por exemplo, ainda não foram pintadas faixas de segurança para garantir a travessia dos alunos.

A moradora Beatriz Borsatto, 56 anos, sugere colocar um semáforo no cruzamento com a rua Visconde de Mauá. “Fica muito difícil para atravessar. Com as aulas, a situação vai ficar ainda pior.” Ela ainda destaca a falta de vagas para estacionar na via.

Esta também é a preocupação do morador Leonardo Haensch, 68. A casa dele fica bem em frente ao prédio alugado para ser o campus. “Se pararem na frente da minha casa vou esvaziar o pneu”, brinca. “Mas não tem jeito. Vamos ter que sofrer com este trânsito”, completa.

O empresário Júlio de Amaral Neto, 42, passa pela Prudente todos os dias para pegar as filhas pequenas na creche. Para ele, a solução seria transformar a rua em mão única. “Eles vão precisar dar um jeito e transformar as vias da região em binários”, comenta.

O guincheiro Pio de Azevedo, 66, que trabalha na região, lembrou ainda que, se a via for transformada em mão única, não se deve esquecer da ciclovia."
 
Enquanto os estudos são feitos, aguardamos, com a maior brevidade possível, o retorno do Poder Executivo sobre o assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário