sábado, 21 de janeiro de 2012

O BINÁRIO DA DISCÓRDIA

A implantação do binário na Santos Dumont está rendendo. Desde o ano passado, estamos acompanhando na imprensa o embate entre argumentos favoráveis e contrários a cada uma das entidades envolvidas. De um lado, os comerciantes e prestadores de serviços da Rua Tenente Antônio João, do Bairro Bom Retiro, defendendo o projeto original, sentido Centro-Bairro-de ida- e o sentido Bairro-Centro, pela Avenida Santos Dumont- de volta. Já a Associação dos Lojistas e alguns comerciantes da Avenida Santos Dumont sustentam o sentido inverso, mantendo o fluxo como está.



Neste debate, esqueceram-se os protagonistas que a Avenida Santos Dumont representa a divisa geográfica com o Bairro Santo Antônio e, portanto, comerciantes e moradores do Bairro Santo Antônio também têm interesse em serem ouvidos nesta discussão democrática, porque utilizam diariamente esta via de rolamento, cuja mudança irá impactar, seja para melhor ou para pior.
Acreditamos que a celeuma seria resolvida com a realização de uma audiência pública.
Ambas as partes apresentariam seus argumentos técnicos e econômicos prós e contra. A decisão, em benefício da coletividade e visando o interesse público, teria que se sobrepor aos ímpetos e anseios individuais.
Nós, moradores do Santo Antônio, sem sombra de dúvidas, se formos chamados a opinar neste processo, iremos nos manifestar pela manutenção do sentido da Avenida Santos Dumont, sentido Centro-Bairro, praticamente como está.
Não porque não nos solidarizamos com os nossos vizinhos do Bom Retiro, mas porque, a Avenida Santos Dumont está prevista como sendo um futuro corredor viário e, além disso, entidades já cogitam a estadualização, desapropriação e duplicação desta importante artéria viária.
Outro ponto de destaque que deve ser levado em consideração, reside na utilização do sentido da Av. Santos Dumont do jeito que está para os trabalhadores do Distrito Industrial e a circulação de veículos em direção ao campus da UNIVILLE e da UDESC, por professores, funcionários, estudantes e universitários. Se for adotado o sentido inverso, este fluxo de centenas de dezenas de pessoas e veículos certamente vai acarretar na exaustão da circulação na zona industrial, na Dona Francisca, causando engarrafamentos na Tenente Antônio João, fato gerador de trânsito em vias secundárias e proximos à residências.
Portanto, não faz sentido inverter o sentido do fluxo dos veículos como desejam nossos vizinhos do Bom Retiro na Avenida Santos Dumont. Temos que levar em consideração que região Norte de Joinville, incluindo o Santo Antônio, Costa e Silva e Bom Retiro, serão os bairros contemplados com inegável crescimento, desenvolvimento e verticalização, nos próximos 05 anos.
Embora nossa bandeira seja a defesa da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, o adensamento populacional será inevitável na região Norte e, com ele, teremos mais moradores e desenvolvimento econômico para toda a região, incluindo o comércio da Rua Tenente Antônio João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário