sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SANTO ANTÔNIO OU FAIXA VIÁRIA UM?

Se depender da Prefeitura, muito em breve o Bairro Santo Antônio vai se chamar FAIXA VIÁRIA UM.

Não é exagero afirmar que o Bairro perderá suas características originais, seus predicados, a natureza parcialmente preservada e demais atrativos determinantes que a comunidade formada pelos seus atuais 6445 habitantes, sopesou ao escolhê-lo para morar, trabalhar e envelhecer.

Recentemente, tivemos a presença de um arquiteto em reunião da entidade, demonstrando de forma didática aos moradores, as transformações impostas, caso a LOT-Lei de Ordenamento de Territorial- seja aprovada, contemplando a criação de 04 faixas viárias atravessando o Bairro.(Ruas Prudente de Moraes, Avenida Almirante Jaceguay, Rua Dona Francisca e Av. Santos Dumont), conforme projeção em 3 D abaixo.




Nestas faixas viárias(FV), equivalente a 51% do território atual, teremos que conviver com intensa circulação de trânsito, depósitos de atacadistas, distribuidores, pólos geradores de tráfegos, industrias pequenas e médias, inúmeros estabelecimentos insalubres cujos usos não são atualmente permitidos, e condomínios verticais de até 15 andares com outorga onerosa do direito de construir(45 metros de altura).

Nos 49% restantes, haverá a diminuta preservação das características originais do Bairro, com residências unifamiliares, gabaritos de construção de 05 andares,com relativa qualidade de vida, mas com uma pegadinha, pois não foi contabilizada a faixa de preservação permanente-APP, de 15 metros de cada lado do Rio Cachoeira que entrecorta o Bairro e do Morro da Caixa D’agua, divisor com a Av. Santos Dumont- inibidores naturais de potenciais construtivos.

O mapa está disponibilizado na internet para consulta pública, reforçando a convicção que o requisito da gestão democrática da população na elaboração  da LOT, tornou-se letra morta.

Se os moradores fossem consultados sobre as bases desta legislação, votariam pela rejeição sumária da mudança de SANTO ANTÔNIO para FAIXA VIÁRIA UM.

 Parabéns a Câmara de Vereadores pela coerência, arrefecendo ímpetos e fortalecendo o debate democrático de um projeto de lei que desafia e interessa a todos os Joinvillenses

2 comentários:

  1. dr gustavo, nao entendi a preservaçao de 15 mts ao lado do cachoeira. afinal, serao preservados estes 15 metros ou nao? grato

    ResponderExcluir
  2. Caro andre, o significado e 15 metros contados do ponto mais alto da margem do rio cachoeira para cada lado.e o que diz o codigo florestal.forte abraco e a associacao agradece seu comentario e participacao

    ResponderExcluir