domingo, 20 de fevereiro de 2011

Entulhos na Jaceguai- A novela continua

O Bairro Santo Antônio possui algumas vias de acesso projetadas e não executadas, sendo que a construção destas ruas, dada a complexidade de atos jurídicos indispensáveis (desapropriações, rede de esgoto, rede pluvial, cabeamento elétrico, semáforos e binários) e o volume de investimentos necessários, tem tido sua implantação postergada nos últimos 20 anos.
Uma destas vias projetadas é a Avenida Almirante Jaceguay, que inicia no Bairro Vila Nova, atravessa o Bairro Costa Silva e corta o Bairro Santo Antônio sentido Norte-Sul em direção ao Centro da Cidade, próximo à Estação de Ônibus Coletivo do Terminal Norte.
Justamente na confluência entre a Rua Ricardo Landmann e a Avenida Almirante Jaceguai, no Bairro Santo Antônio, por se tratar de uma via de acesso projetada, tem sido registrado condutas irresponsáveis vulnerando o Meio Ambiente Sadio e Equilibrado assegurado a todos os moradores do local. Várias empresas, empreiteiras que prestam serviços aos Muncípio, particulares têm se utilizado do terreno para despejar entulhos de construção (madeira, ferros de construção, concreto, telhas, vigas, cabos eletricos, conexões hidráulicas, plástico, etc), barro, pedras e sedimentos(dejetos) de rios e de córregos poluídos
Lamentavelmente, este descarte de material inadequado e até sedimentos no terreno da Avenida Almirante Jaceguai, esquina com a Rua Ricardo Landmann, têm ocorrido de forma sistemática nos anos de 2009 e neste ano de 2010.Em termos hipotéticos, constata-se a ofensa ao Meio Ambiente equilibrado e à sadia qualidade de vida dos moradores do Bairro Santo Antônio, de forma difusa e reflexa. Durante 02 anos membros da associação fotografaram e filmaram todas as ações de descarte indevido nestes materiais e, recentemente o expediente foi encaminhado ao Ministério Público e à Fundema.O resultado foi a abertura de uma investigação pelo MP e uma visita da Polícia Militar Ambiental no local fazendo uma análise técnica. A imprensa produziu uma matéria jornalística na primeira semana de fevereiro e pessoas ligadas ao Poder Público se comprometeram a fazer a limpeza do local e nada até agora. Um de nossos associados, duramente prejudicado por estes entulhos já registrou 02 protocolos no 156 e nada até agora. A foto acima foi obtida no dia 25.01.2011 e o veículo é de uma Secretaria Regional escoltando um outro caminhão fazendo o serviço de despejo no terreno.É o dinheiro do contribuinte sendo utilizado para prejudicar o meio ambiente e os moradores do bairro de forma reflexa.A pergunta que se faz é: até quando continuaremos sendo desrespeitadosW pelo Poder Público, pois se pagamos impostos temos a obrigação de exigir respeito e serviços de qualidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário