quinta-feira, 10 de março de 2011

Um presente para Joinville e para o Bairro

Parabéns a nossa  Joinville pelos seus 160 Anos. Parabéns a Cidade dos Príncipes e a Cidade das Flores. Nos orgulhamos de viver em uma Cidade tão acolhedora, próspera e bonita. Se pudesse dar um presente à nossa querida Cidade, colocaria numa caixa enfeitada com fitas brilhantes, novos gestores. Para o Bairro daria o mesmo presente,  é claro!
Passando pelo Bairro nesta noite de chuvas fortes, observamos que o sistema de drenagem em várias ruas é vergonhoso e ineficiente. Tudo bem que o volume de chuvas não é normal, mas será que somos obrigados a conviver como fantasma da água pluvial batendo na porta de nossas casas toda vez que temos uma chuva mais intensa? Surge aí a discussão a respeito da duvidosa manutenção das bocas de lobo e a realização de algumas obras  de drenagem por agentes do Poder Público que não dominam corretamente as técnicas de construção civil. 
A drenagem urbana é definida como um conjunto de medidas a serem tomadas que visem à atenuação dos riscos e prejuízos decorrentes de inundações que a sociedade está sujeita. Segundo o professor Antonio Cardoso Neto[1] “o caminho percorrido pela água da chuva sobre uma superfície pode ser topograficamente bem definido, ou não. Após a implantação de uma cidade, o percurso caótico das enxurradas passa a ser determinado pelo traçado das ruas e acaba se comportando, tanto quantitativa como qualitativamente, de maneira bem diferente de seu comportamento original.”
Na noite de hoje, quem transitou pelo Bairro se surpreendeu com a rapidez com que as águas subiram e ocuparam ruas, calçadas e terrenos. E olha que a maré só vai mudar na madrugada do dia seguinte.É a natureza dando o troco, mas se o homem tem a sua parcela de culpa, o que dirá o Poder Público?.
Em nosso Bairro, temos várias bocas de lobo dignas de registro.Construídas com elevado grau de expertise.Hoje vamos noticiar uma em especial, existente na  Rua Dona Francisca, bem próxima de um posto de Gasolina, defronte a uma panificadora
.

Além de não drenar corretamente a chuva, a grade ou grelha da boca de lobo foi disposta uns 10 cm abaixo do nível do pavimento asfáltico,no interior de um buraco que funciona como uma armadilha para pedestres, ciclistas e motociclistas que transitam sentido Bairro-Centro.Será que nenhuma mente iluminada do alto Comissariado pensou na possibilidade de acidentes com fraturas?.O fato incomoda os comerciantes e moradores do Bairro.
Por incrível que pareça, estamos falando da grelha da boca de lobo disposta num buraco de 15cmX15cm, situada 10 cm abaixo do nível do piso asfáltico, contrariando técnicas que recomendam a construção de bocas de lobo com depressão, fazendo com que a abertura se comporte como um vertedouro, drenando corretamente a água no local
Esperamos que o Comissário digne-se a resolver este problema. Afinal, é o nosso dinheiro que sustenta a máquina pública e o mínimo que esperamos é seu emprego correto, não realizando obras de pouca valia e que possam trazer o perigo de inundações e acidentes para a coletividade.
Ah, e os entulhos da Jaceguai? Continuam lá, é claro; só que agora, o mato está cobrindo tudo. Já se vão 30(trinta) dias da promessa de limpeza e nada, nadinha mesmo. Abaixo, um link postando mais uma pérola de desrespeito ao direito ao Meio Ambiente Equilibrado.http://www.youtube.com/watch?v=5iXLtk4oWPM


[1]Texto acessado em 08.03.2011 e  disponível em www.http://ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/ProducaoAcademica/Antonio%20Cardoso%20Neto/Introducao_a_drenagem_urbana.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário